NOTÍCIA


Projeto determina suspensão da troca de extintor


A resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) que obriga os donos de carros de passeio e utilitários a trocar os atuais extintores de incêndio por um modelo mais caro poderá ser suspensa. A medida está prevista no Projeto de Decreto Legislativo 1550/05, apresentado pelo deputado Eduardo Paes (PSDB-RJ). As informações são da Agência Câmara.

Na opinião do deputado, a resolução atinge o bolso dos motoristas que a cada dia perdem poder de compra por causa das decisões do Estado.

A proposta tramita em conjunto com o Projeto de Decreto Legislativo 1560/05, do deputado José Carlos Araújo (PFL-BA), que também suspende os efeitos da resolução do CONTRAN. Os projetos aguardam designação do relator na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, serão analisados pelo Plenário.

Ontem, os integrantes da Comissão de Defesa do Consumidor acompanharam testes feitos com os extintores no Corpo de Bombeiros do Distrito Federal. Os testes realizados demonstraram que o modelo sugerido pelo CONTRAN (do tipo ABC) é mais rápido que o modelo antigo. Em um dos experimentos, o extintor "BC" apagou o fogo ateado em um banco de automóvel, mas o conteúdo do tubo foi totalmente consumido. Já o ABC precisou de apenas um jato para pagar chamas semelhantes.

O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, deputado Luiz Antônio Fleury (PTB-SP), anunciou que após a divulgação do laudo detalhado dos testes, o assunto será mais amplamente discutido pelos parlamentares.